Secretaria Municipal de Saúde inicia campanha “Goiás contra o AEDES”

Uma verdadeira força tarefa contando com agentes municipais de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, Corpo de Bombeiros de Mineiros-GO e a Regional de Saúde Sudoeste II de Jataí-GO, teve início nesta segunda-feira, dia 16, em sua primeira abordagem neste ano, da campanha  “Goiás contra o Aedes”, em Santa Rita do Araguaia.

Antes de iniciarem os trabalhos, a prefeita Tânia Salgueiro, juntamente com o secretário de saúde, Gustavo Freitas, recepcionaram as equipes de combate ao mosquito, fazendo um apelo geral pelo comprometimento, tanto dos agentes públicos, quanto da população, no combate ao mosquito transmissor da Dengue e demais doenças. “Temos que fazer um trabalho em equipe, só assim, combateremos o Aedes” ressaltou a prefeita.

O sargento Werley de Souza explicou que a campanha é coordenada pelo Governo do Estado, juntamente com o Corpo de Bombeiros, e implantada em todos os municípios goianos. “Nos engajamos nessa campanha, por sermos um órgão de segurança, que já tem a responsabilidade de organizar outras ações de cunho educativo. Juntamente com o pessoal de endemias, temos o objetivo de visitar todas as casas, combatendo o foco do Aedes por todo o Estado”, explicou.

Segundo explicou a agente de endemias, Sebastiana Lopes, o trabalho foi iniciado contando com reforço da equipe da regional. Cerca de mil imóveis foram selecionados para receber as primeiras visitas, onde são eliminados os criadouros e possíveis focos do vetor. Os moradores também recebem orientações sobre as doenças transmitidas como dengue, zica vírus, chikungunya e febre amarela.

O Corpo de Bombeiros fica responsável por traçar a logística das equipes, definindo a abordagem por setores de visita. Enquanto isso, os agentes de saúde, juntamente com a equipe da regional, trabalham em campo na abordagem direta da população. Essa parceria será estabelecida uma vez por mês, durante todo o ano.

EXPERIêNCIA LOCAL

O supervisor de Endemias da regional de saúde Sudoeste II, de Jataí, Sebastião Rodrigues atende há 15 anos o município de Santa Rita do Araguaia durante as campanhas preventivas de saúde. Ele contou que desde o ano passado o Estado deGoiás decretou a força tarefa Goiás contra o Aedes e delegou aos Bombeiros coordenar o trabalho por todo o Estado.

Ele anuncia que hoje já se descobriu que o mosquito Aedes Aegypt consegue procriar em água parada, sendo ela suja ou limpa, ao contrário do que se acreditava antes, que era só em água limpa. Portanto ele orienta para que os moradores combatam todo e qualquer meio onde é possível se acumular água em suas casas.