Primeira etapa do projeto Entre Rios é concluída com sucesso

Nesta quinta-feira (14), finalizou-se a primeira etapa do Projeto “Entre Rios” uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Araguaia por meio da Superintendência de Cultura e a Ñadunti. O curso foi coordenado por Martha Dumont com a finalidade de capacitar por meio do bordado em arte a população de baixa renda, respeitando os símbolos e a história da região.

Durante os primeiro 10 dias do projeto, as alunas aprenderam 19 pontos de bordado. “Elas já estão com bordado perfeito para fazer qualquer produto”, conta a professora Martha. O primeiro trabalho realizado pelas aprendizas é o painel sobre a bacia do Tocantins no Araguaia, que será exposto no Fórum Mundial das Águas em Brasília. As alunas continuarão com os encontros uma vez por semana, no Centro de Convivência do Idoso durante os próximos quatro anos. Em janeiro, Martha retornará para ministrar mais uma semana de curso intensivo.

O curso de bordado terá duração de quatro anos que serão divididos em etapas, a população santaritense interessada deve procurar a Superintendência Municipal de Cultura para realizar a inscrição. Ao todo 18 mulheres participaram neste primeiro momento, a professora bordadeira Martha Dumont avaliou as alunas santaritenses com grande potencial e de muito talento. “Foi muito lindo ver a transformação dessas pessoas diante do bordado”, finalizou bordadeira.

A Prefeita Tânia Salgueiro (PSD) esteve reunida com as bordadeiras e ficou encantada com o trabalho realizado em apenas 10 dias. “É maravilhoso, é um projeto que veio de encontro a tudo que nossa gestão está buscando que é a questão de fazer o desenvolvimento sustentável/ambiental, isso veio agregar as nossas ideias”, afirma a prefeita de Santa Rita. A prefeita diz ainda que vai apoiar esses projetos durante toda a sua gestão. Agradeceu ainda a Família Dumont pelo excelente trabalho prestado a comunidade.

Maria das Graças Bilego, 65, é uma das alunas e diz já ter contado com o bordado na Igreja que frequenta e se sente realizada em estar aprimorando seu aprendizado. “Agradeço o projeto que foi de grande valia e quem quiser participar pode vir que ainda está aberto, é um projeto de crescimento pessoal e profissional”, afirma Maria.  Para ela é uma honra estar nesse grupo e elogia a professora pelo trabalho prestado de muito carinho. “Eu acredito que ela não veio trazer só o bordado para nós, ela veio nos ensinar muita coisa, a sermos mais humanos, a ser solidários e aprender a conviver com as pessoas”, finaliza a aluna.

PROJETO “ENTRE RIOS”

O Projeto é uma contrapartida socioambiental da empresa Interligação Elétrica do Madeira (IE Madeira), que liga o estado de Rondônia à cidade de Araraquara (SP), mais conhecido como Linhão do Madeira. Como forma de compensar os danos socioambientais causados pelo Linhão, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), exige que seja feita uma educação ambiental nos locais atingidos. O Linhão conta com cinco mil torres e atravessa 81 municípios, partindo do estado de Rondônia, passando por Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

Sendo assim, a empresa Nanduti  vêm desenvolvendo o projeto em dez cidades brasileiras, uma no estado de Góias, uma em Minas Gerais, três em São Paulo e outras cinco cidades em Mato Grosso. Uma forma de educar, conscientizar e alertar as pessoas do quanto nosso planeta depende de nós. Além de capacitar para o mercado de trabalho a comunidade santaritense. O Projeto tem a intenção de gerar renda para esta população, respeitando os ícones, a história e as peculiaridades de cada região.

Colaboração de Monique Esposito

Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1