Prefeitura realiza V Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Santa Rita do Araguaia por meio da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano realizou na terça-feira, dia 6, a V Conferencia Municipal de Assistência Social com o tema “Garantias de Direitos no Fortalecimento do SUAS”.  O evento teve por finalidade avaliar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em âmbito municipal e promover o aprofundamento do debate acerca do tema.

Foi composta a mesa de autoridades para início da conferencia pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) Rodrigo Barbosa de Jesus; secretária de Assistência Social, Leisa Mara Baronas, secretária de Assistência Social de Alto Araguaia-MT, Priscila Dourado; secretário de Meio Ambiente Raimundo Miranda e a secretária executiva do Conselho Estadual de Assistência Social, Heloisa Alves Ribeiro.

Após o hino municipal os participantes prestigiaram a apresentação de dança com o casal da terceira idade senhor Idalício e dona Francisca. O secretário de Meio Ambiente Raimundo Miranda fez uma apresentação da história de Santa Rita do Araguaia e por fim a leitura do regimento da conferencia pelo presidente CMAS.

Durante o evento foram tratadas as diretrizes que tem por atribuição a avaliação da Política de Assistência Social para aprimoramento do SUAS. O tema da V Conferencia é composta por quatro eixos norteadores “A proteção social não atributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais”, “Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS”, “Acesso  às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda  como garantias de direitos socioassistenciais” e “A legislação como instrumento para uma gestão  de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”.

Para conduzir o debate sobre as diretrizes fora convidada a secretária executiva do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) Heloisa Alves Ribeiro. Em sua palestra explicou sobre os quatro eixos, em seguida dividiu em grupos para debate. A partir das ideias discutidas na conferencia são colocadas em prática e repassadas ao governo. A secretária executiva do CEAS explicou que entre os temas discutidos durante a roda de debate com a comunidade será implantado um que for de acordo com a realidade do município.

Estagiária em Assessoria de Imprensa

Aline dos Anjos