III Encontro Agroecológico e III Feira de Agricultura Familiar do Território Rural Parque das Emas é promovido em Santa Rita do Araguaia

Nos dias 24 e 25, a Gestão Desenvolvimento para todos realizou o III Encontro Agroecológico e III Feira de Agricultura Familiar do Território Rural Parque das Emas com palestras, debates e trocas de experiências. O evento contou com a presença dos municípios que participam do Território Rural Parque das Emas como Chapadão do Céu, Jataí, Mineiros, Perolândia, Portelândia e Santa Rita do Araguaia, Alto Araguaia-MT também marcou presença.

Esse evento acontece anualmente, o último foi no município de Jatai-GO e esse ano Santa Rita foi escolhida por seu forte envolvimento com a agricultura familiar. De acordo com a Assessora Territorial Mariza Souza Dias da Universidade Estadual de Goiás (UFG), o município de Santa Rita tem potencial enorme na agricultura. “O município está fazendo sua parte incentivando o pequeno agricultor”, disse a assessora.

Durante o evento, foi realizada palestras sobre o selo de qualidade da comercialização de produtos, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O SIM é órgão de inspeção e fiscalização dos locais que manipulam alimentos de origem animal e seus derivados. A médica veterinária Vanessa de Freitas Ferreira conduziu a palestra, esta, aberta a perguntas. Vanessa explica que o município tem papel fundamental para a regularização do comércio de alimentos, com implementação de leis que facilitam a legalização dos produtos.

No Encontro Agroecológico os participantes tiveram a oportunidade de aprender a cultivar a terra sem prejudicar o meio ambiente. A engenheira agrônoma e supervisora da EMATER Marcia Maria de Paula, explica que a agroecologia acontece de forma interativa com a natureza. “Trata-se da produção agrícola, de técnica, ciência e conhecimentos onde se propõe a produção de forma sustentável, onde se respeita o conhecimento do agricultor e o meio ambiente”, explica Marcia Maria.

Além das palestras e debates realizados, aconteceu na feira municipal Aprígio Pereira Magalhães a exposição dos produtos orgânicos com o selo de qualidade. Os produtores/feirantes trocaram experiência com as cidades vizinhas e aprenderam novos métodos de cultivo e valorização do meio ambiente.

Conforme o superintendente de Agricultura municipal, Valdemar Cardoso Júnior o evento atendeu as expectativas porque veio de encontro com as necessidades do município. “A prefeita fez um pedido, para que orientássemos o pequeno produtor, promovendo ações de capacitação e fomento da agricultura familiar e esse projeto está sendo desenvolvido em nosso município”, comenta o superintendente.

Confira mais imagens clicando em GALERIA

Estagiários Aline dos Anjos e Bruno Santos

Gestão Desenvolvimento para Todas!!!

Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1