• Fale Conosco
  • Prefeitura realiza caminhada de prevenção à vida

11/09/2019 às 22:13 - Assistência Social

A Gestão Desenvolvimento para Todos, por meio das Secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, através do Programa CREAS em parceria com a secretaria de Saúde, foi realizada nesta terça-feira, 10, a Caminhada Setembro Amarelo – Prevenção e Combate ao Suicídio, as escolas estaduais Ivo de Moraes Cajango e Alfredo Nasser se encontraram na Prefeitura Municipal para a mensagem da prefeita.

A Prefeita Tânia Salgueiro abriu a Caminhada que contou com a participação dos profissionais da saúde, educação, Conselho Tutelar, CRAS e CREAS. “A pessoa com depressão só precisa ser ouvida e nós por muitas vezes damos as costas para o que ela está sentindo, onde pensa estar sozinha e esta campanha é para mostrar a sociedade que podemos prevenir contra o suicídio e a campanha deste ano diz ‘Você não está sozinho’”, disse prefeita durante mensagem.

Alguns dos fatores que podem contribuir para que o indivíduo tente ou cometa suicídio são agressões psicológicas e/ou físicas, sofrimento no trabalho, diminuição ou ausência de autocuidado, conflitos familiares, perda de um ente querido e doenças crônicas, dolorosas e/ou incapacitantes, depressão, discriminação entre outros, não são considerados determinantes para o suicídio, mas colaboram. Vários motivos podem levar alguém a provocar o suicídio, então fique atento aos sinais de alerta. Não ignore, escute!

Os familiares, amigos, vizinhos podem ajudar alguém que esteja passando por essas dificuldades. Se proponha a escutar e peça ajuda especializada ligando para o CREAS – 64 3635-1307 ou na secretaria de Saúde – 64 635-7009.

Desenvolvimento para Todos!