• Contato
  • Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde é realizada em Santa Rita

15/03/2019 às 19:05 - Saúde

Aconteceu no dia 14, quinta-feira, a Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, no salão da Capela Nossa Senhora Aparecida, de Santa Rita do Araguaia. O evento fez abordagem do tema “Democracia e Saúde. Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”, onde se discutiu os direitos e deveres dos usuários do sistema de saúde.

A participação popular nesses eventos é de suma importância, pois são discutidas propostas de melhorias na área da saúde, e dessa forma faz com que tenham uma participação direta no desenvolvimento da qualidade dos atendimentos no município.

O secretário municipal de Saúde Vinícius Lopes Gonzaga explicou que essas propostas, após serem discutidas e aprovadas, são apresentadas na conferência estadual e encaminhadas para a etapa federal.

A coordenadora de vigilância em saúde do Regional Sudoeste II e assistente social Katyúcia de Souza reforça a importância em conhecer os direitos e deveres. “Quando conhecemos nossos direitos e deveres sabemos como e onde cobrar uma saúde de qualidade; é nesses eventos que a população tem a oportunidade e importante papel fazendo valer seu direito a um bom atendimento e também estar presente no conselho de saúde”, afirma à coordenadora Katyúcia.

Na plenária do evento, foi realizada a eleição dos delegados (gestores/usuários/prestadores de serviços) que representarão Santa Rita do Araguaia-GO na Etapa Macro Regional que será realizada em Jataí-GO, no dia 17 de maio.

Desenvolvimento para todos!