• Prefeitura de Santa Rita intensifica ações de combate a dengue

07/02/2019 às 11:26 - Saúde

A prefeitura de Santa Rita do Araguaia tem intensificado às ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti  transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Agentes de endemias estão promovendo a vistoria dos imóveis e efetuando o bloqueio-controle dos criadouros em situações de casos suspeitos da doença.

Conforme divulgou a Secretaria Municipal de Saúde, no mês de janeiro houve cinco notificações de residências com criadouros do mosquito. Já nos casos de pacientes com a doença, nenhuma ainda foi confirmada. A orientadora em saúde, Sebastiana Lopes, explica quais as providências que o cidadão deve realizar para prevenir e combater a dengue.

“O munícipe que sentir alguns dos três sintomas principais da doença como febre, dor de cabeça e dor nas articulações deve procurar uma das Unidades Básicas de Saúde. Os médicos ou enfermeiros estarão passando para nossa equipe o relatório e posteriormente estaremos promovendo a vistoria do imóvel e eliminando os focos por meio do bloqueio de nebulização. Quando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores, como em terrenos baldios ou lixos acumulados na rua, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada para remover os possíveis focos/criadouros”, explica Sebastiana.

Segundo a coordenadora, em casos de denúncia de possíveis criadouros do mosquito, o nome do cidadão será totalmente preservado. Vale ressaltar que a eliminação dos criadouros é a principal ação de combate ao Aedes Aegypti. Por isso, o cidadão deve verificar, ao menos uma vez na semana, se na sua residência não possui nenhum material que possa acumular água.

Em caso de dúvidas ou outras informações, a Vigilância Epidemiológica deve ser acionada pelo telefone (64) 3635-7009 ou na Secretaria Municipal de Saúde situada na Av. Santa Rita, bairro Vila Nova.